Tenha cuidado!!

Alguns se deparam com a situação de ter que escolher uma igreja, seja por chegar a um lugar desconhecido ou por outra circunstância qualquer. A placa da igreja não ajuda muito. As vezes, igrejas locais de denominações tradicionais são cheias de modismos doutrinários e litúrgicos. Outras vezes, igrejas pentecostais são avessas ao exercício dos dons espirituais. Sem contar que a profusão de denominações existentes, muitas apenas variações de outras bem conhecidas, não ajuda nada a relacionar uma denominação com suas crenças distintivas.


Pior que guiar-se pela placa da igreja, é procurar uma igreja na qual "nos sintamos bem". Apesar do conselho para procurar uma igreja na qual se sinta bem seja comum, é de uma irresponsabilidade tamanha. Pois igrejas que procuram fazer pessoas se sentirem bem são, via de regra, igrejas distanciadas da verdade bíblica. Uma igreja deve buscar a glória de Deus antes de nosso bem estar.

Mas como proceder então para identificar uma igreja que seja bíblica e, no dizer de Grudem, mais pura? Procurando se traz as marcas de uma verdadeira igreja. O Pastor Folton Nogueira nos dá dicas valiosas a respeito:

Ao se perguntar: esta é uma igreja de Cristo, ou se degenerou em “sinagoga de Satanás” (Ap 2.9), ou finge ser igreja de Cristo? A resposta está na observação judiciosa desses três pontos:

1º - Essa igreja permanece na doutrina dos apóstolos (tem as Escrituras, de fato, como a única regra de fé e prática), ou também é dirigida por outras fontes de doutrina?

2º - Essa igreja administra fielmente o culto ao Deus vivo, ou faz dele um rito para fomentar a superstição ou engano?

3º - Essa Igreja preocupa-se em viver de acordo com a ética das Escrituras ou a ética do mundo impera em seu meio?

Está a procura de uma igreja para ser apascentado, edificado e onde possa exercer os dons que o Senhor lhe concedeu? Investigue esses três pontos e ore muito por direção divina, pois não está fácil caminhar pelo cipoal de denominações e igrejas existentes.

0 comentários: