Nunca desista de Seus sonhos!

Pirai do Norte Ba, 14 de setembro de 2010.
OS SONHOS ALIMENTAM A VIDA!
Os sonhos são como vento, você os sente, mas não sabe de onde eles vieram e para onde vão. Eles inspiram o poeta, animam o escritor, arrebatam o estudante, abrem a inteligência do cientista, dão ousadia ao líder. Eles nascem como flores nos terrenos da inteligência e crescem nos vales secretos da mente humana, um lugar que poucos exploram e compreendem.
Há dois tipos de sonhos:
Primeiro, os sonhos produzidos quando mergulhamos no sono.
Segundo, os sonhos que produzimos quando estamos acordados, vivendo as batalhas da existência, sentindo a vida que pulsa em nosso dia-a-dia.
Os sonhos gerados no sono têm grande importância para o desenvolvimento da inteligência. Quando adormecemos, o ”eu”, que representa nossa vontade consciente, deixa de atuar logicamente, e, paralelamente, alguns fenômenos inconscientes começam a ler continuamente a memória e produzir idéias, imagens mentais, fantasias e personagens. Há uma explosão criativa nos sonhos noturnos, uma releitura do passado.
Estes sonhos são como complexos filmes arquitetados sem um diretor, sem uma condução lógica. São filmes que resgatam as informações do passado recente ou remoto, dando nova forma, cores e sabores às experiências vividas.
Os sonhos noturnos não são inofensivos, pois se registram na memória e podem expandir o aprendizado e enriquecer a personalidade quanto alimentar a insegurança e ansiedade.
Todos sonhamos quando dormimos, embora nem sempre recordemos dos sonhos quando acordamos. Este é o primeiro tipo de sonho. Entretanto, não é sobre os sonhos noturnos que vou discorrer.
Vou falar sobre os sonhos diurnos. O sonho que produzimos quando choramos, brincamos, cantamos, falamos, silenciamos. O sonho que borbulha quando nasce um filho, quando conquistamos um amigo, ganhamos aplausos, recebemos vaias. O sonho que brota quando beijamos quem amamos. O sonho que surge quando a vida tirou, a alegria dissipou, a esperança partiu.
Vou comentar sobre os sonhos que transformam o mundo. Os sonhos que nos inspiram a criar, nos animam a superar, nos encorajam a conquistar. Assim como os noturnos, os sonhos diurnos não são produzidos apenas pela motivação lógica consciente do “eu”, mas também por fenômenos inconscientes que geram uma usina de emoções e uma fonte de pensamentos.
Moisés, Platão, Freud e muitos outros foram grandes sonhadores. Estes homens mudaram a história porque tiveram grandes projetos. Tiveram grandes projetos porque viveram grandes sonhos. Seus sonhos aliviaram suas dores, trouxeram esperanças nas perdas, renovaram suas forças nas derrotas. Seus sonhos transformaram sua inteligência num solo fértil.
Deus também sonha? A arquitetura do universo com bilhões de galáxias e seus infinitos fenômenos parece gritar que não apenas existe um Deus por trás da cortina da existência, como esse Deus tem um grande sonho! No entanto, parece que só os sensíveis ouvem a sua voz. Descobri o sonho do arquiteto da vida, não depende só de uma religião, é a responsabilidade e talvez o maior desafio de cada ser humano.
REFLEXÃO: A CRIANÇA E O SÁBIO
Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: “que tamanho tem o universo?” acariciando a cabeça da criança, ele olhou Para o infinito e respondeu: “O universo tem o tamanho do seu mundo.”
Perturbada, ela novamente indagou: “que tamanho tem o meu mundo?” O pensador respondeu: “tem o tamanho dos seus sonhos.”
Se seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos são diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil.
Shakespeare disse que ”quando se avistam nuvens, os sábios vestem seus mantos”. Sim! A vida tem inevitáveis tempestades. Quando elas sobrevêm, os sábios preparam seus mantos invisíveis; protegem sua emoção usando sua inteligência como paredes e os seus sonhos como teto.
Os sonhos regam a existência com sentido. Se seus sonhos são frágeis, sua comida não terá sabor, suas primaveras não terão flores, suas manhãs não terão orvalho, sua emoção não terá romances.
A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, e a ausência dos sonhos transforma milionários em mendigos. A presença de sonhos faz de idosos, jovens, e ausência de sonhos faz dos jovens, idosos.
A juventude mundial está perdendo a capacidade de sonhar. Eles estão adoecendo coletivamente: são agressivos, mas introvertidos; querem muito, mas se satisfazem pouco.
Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades.
Uma mente saudável deveria ser uma oficina de sonhos. Pois os sonhos oxigenam a inteligência e irrigam a vida de prazer e sentido.
NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS, CREIA, DEUS O FARÁ SE CUMPRIR!!!
PR. EDSON DA HORA SANTOS
Presidente do campo de Pirai do Norte

0 comentários: